domingo, 16 de janeiro de 2011

Muay Thai - Rituais antes do Combate

Quando os lutadores entram no Ring, por tradição, são vistos a usar um Mongkon na cabeça e o Pong Malai á volta do pescoço. Mas afinal de contas o que são estas "coisas"...




MONGKON ou MANGALA

É uma banda de cabeça que, geralmente é ganha pelo lutador. É utilizado para representar o Ginásio pelo qual o lutador está a combater. O Mongkon nunca é propriedade exclusiva do lutador. Pertence ao Ginasio. Como por tradição os lutadores não podem tocar no Mongkon, este é-lhes colocado e retirado pelo Kru (Mestre) ou treinador. O Mongkon serve para lembrar ao lutador que está no Ring a representar o seu ginásio.




PONG MALAI

É uma grinalda feita de flores que o lutador usa à volta do pescoço quando entra no Ring. Geralmente é dado ao lutador pelos seus amigos ou fans como um gesto de boa sorte.




RING

Quando o lutador entra no Ring, passa sempre por cima das cordas deste. Nunca passa por baixo ou pelo meio das cordas. Isto é valido tanto para entrar como para sair do Ring. É uma superstição ligada á cultura Thai. A cabeça de uma pessoa é a parte mais importante do corpo, praticamente um objecto sagrado, já os seus pés são considerados sujos. Sendo assim, um lutador entra no Ring por cima das cordas tendo sempre a sua cabeça acima do corpo e nuca abaixo de nada.
Quando entra no Ring o lutador dirige-se ao centro e presta os seus respeitos pelos quatro cantos do Ring, á audiência que o veio ver lutar.

Partido do seu canto e andando no sentido dos ponteiros do relógio, anda á volta do ring com a sua mão direita por cima da corda mais alta do Ring selando o mesmo. Este acto representa uma declaração ao adversário. "Agora somos apenas eu e tu".
Depois de selar o Ring,  posiciona-se no centro, de joelhos em direcção á sua terra Natal ou Ginásio e realiza o Wai Kru. Tanto O Wai Kru como o Ram Muay falaremos noutro post.



PAPRACHIAT

Os Lutadores usam por vezes, uma corda à volta dos biceps chamado de Paprachiat que significa amuleto de boa sorte. Normalmente é dado ao lutador pela família ou Monges. Crê-se que teve origem na era Thai Medieval quando os soldados se encontravam em cenário de guerra usavam à volta dos biceps uma corda feita de tecido da roupa dos seus familiares ou da sua companheira.

Sem comentários:

Enviar um comentário